Resenha: Aí Vai Meu Coração - Ana Luisa Martins

em 15 de fevereiro de 2016




Aí Vai Meu Coração: as cartas de Tarsila do Amaral e Ana Maria Martins para Luís Martins

Autora: Ana Luisa Martins
Editora: Planeta
Lançamento: 2003
Páginas: 248
Classificação: 3/5 estrelas



Não é só uma reunião de cartas, é a história de um triangulo amoroso narrado pelos três personagens de forma minuciosamente verdadeira.







RESENHA:

Ana Luisa, a autora do livro, descobriu quando criança uma reunião de cartas escritas por Tarsila do Amaral e Anna Maria Martins (sua mãe) ao seu pai, o jornalista e escritor Luis Martins. Até então, nunca havia conhecido Tarsila e mal sabia quem era.

Após a morte de seu pai, Ana Luisa reuniu todas estas cartas e produziu "Aí Vai Meu Coração", uma biografia.
As cartas mostram o outro lado de Tarsila, como foi sua vida amorosa com Luís até a separação.
O livro retrata bem a sociedade da época e as dificuldades da mulher em fazer suas escolhas tendo de aceitar ser julgada, rejeitada e malvista pela sociedade, por não seguir os costumes da época.
Tarsila, além de linda e talentosa pintora, mostrou-se também grande escritora. 
A forma com que  compôs suas cartas, mostra o quão madura e sábia ela era. E o quanto foi difícil conviver com suas escolhas. 
Sinto um grande pesar por ela (além de uma grande admiração), pois eu mesma não sei se teria conseguido conviver com estas escolhas.

Durante 18 anos, Luis foi companheiro de Tarsila e nutriu por ela grande carinho, amor e admiração. Devido a diferença de idade e a ausência de laço matrimonial, o casal nunca foi aceito pela família da pintora e Tarsila, por muitos anos, foi rejeitada pela família.  
Num dado momento da história, Luís conhece Anna Maria, prima de Tarsila e 16 mais nova que Luís, e ambos se apaixonam vindo a se casarem anos mais tarde.


O livro é repleto de fotos de Tarsila, de algumas de suas pinturas e esboços, fotos de amigos do casal e de Luís. Sem contar as fotos das cartas mostrando as letras e assinaturas de Tarsila, Luís e Anna Maria.
Vale a pena ser lido só pela qualidade e beleza do livro.


Aí vai meu coração, é a forma que Tarsila se despede nas cartas destinadas á Luis.

2 comentários , comente também!

  1. Olá, Érica!
    Adorei a resenha, vai se tornar dica de leitura com certeza! Uma raridade dessas não pode passar sem que eu leia e veja essas fotos! O tema também me interessa muito, já que é importante para nós, mulheres, percebermos o quanto éramos "deixadas de lado" nessa época apenas pela falta do casamento. Muita coisa já melhorou, mas ainda há muito por fazer!
    Abraço!

    Karla Samira
    http://www.pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia sim! É muito bom saber um pouco mais sobre a cultura de nosso país e sobre nossos pintores, artistas.. é um livro muito bonito.
      Quanto a essa parte das mulheres, fiquei com raiva algumas vezes em ver como a sociedade era "cabeça dura", ainda é sim, mas antes era muuito pior. Ainda bem que não nasci naquela época.

      Excluir